sábado, novembro 19, 2011

INFOGAP - MARATONA

Durante a "primeira guerra médica", em 490a.C., quando os soldados Gregos partiram para a planície de Marathónas para combater os presas, suas mulheres ficaram preocupadas com o resultado da batalha, pois os inimigos juraram que depois de derrotar o exército iriam tomar Atenas e violar as mulheres e sacrificar seus filhos.

Ao saberem dessa ameaça os gregos ordenaram que se não recebessem a notícia de vitória em 24 horas, a ordem era matar os filhos e se suicidarem depois. A batalha foi vencida pelos gregos, porém demorou mais que pensaram. Com medo que as mulheres executassem o plano, o general grego Milcíades ordenou que seu melhor corredor, Filípides corresse até Atenas distante 40km dali.

Exausto Filípides conseguiu dizer "vencemos" e caiu morto pelo esforço. 2400 anos mais tarde, em 1896, Filípides foi homenageado na primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos com a criação da prova na distância de 40km, que em 1908 passou a ser disputada na distância de 42.195m.

Dessa forma a Maratona se tornou uma das provas mais longas e duras do atletismo olímpico. Amanhã, 20 de novembro, o desafio é em Curitiba. 3.000 atletas largarão para cumprir o trajeto. Confira no Blog dos Gapianos as informações sobre a prova. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO - OBRIGADO